laudo
FATORES ABIÓTICOS
AGUA (REDUÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE OXIGENIO, RETENÇÃO DE MATERIAL SOLIDO HIDROTRANSPORTADO). CLIMA (TEMPERATURA, INSOLAÇÃO, VENTO, UMIDADE RELATIVA).
FATORES BIÓTICOS
AFOGAMENTO DA VEGETAÇÃO (AMEAÇA BIODIVERSIDADE LOCAL); FAUNA TERRESTRE (DESLOCAMENTO DE ANIMAIS DO SEU HABITAT NATURAL, AFOGAMENTO DOS ANIMAIS QUE NÃO CONSEGUEM FUGIR, DESEQUILIBRIO EM OUTROS HABITAT ONDE FORAM COLOCADOS ANIMAIS RESGATADOS); FAUNA AQUATICA (AMEAÇA NA REPRODUÇÃO DOS PEIXE, ALTERAÇÃO NA ESPECIE AQUATICA DO RESERVATÓRIO).
FATORES SOCIAIS
ADAPTAÇÃO DE COMUNIDADES.
1 - Fator abiótico
1.1 - Águas (Hidro e limnologia)
Os ambientes hídricos podem ser classificados em lóticos (rios) e lênticos (lagos). A maior alteração causada pela construção das barragens fica por conta da transformação de meios lóticos em lênticos. Devido a esta mudança, as características físico-químicas das águas sofrem alterações bruscas, criando um novo ecossistema que, aos poucos, retorna a seu equilíbrio.
1.1.1-Redução da concentração de oxigênio
O agito das águas é muito importante para a sua oxigenação. Com a transformação de um meio lótico em lêntico, a concentração de oxigênio dissolvido na água diminui. O grande potencial oferecido pelas quedas d’água atrai a construção de barragens para estes locais, extinguindo um importante mecanismo de oxigenação da água.
Para minimizar o efeito da redução de oxigênio dissolvido, deve-se estudar a altura, na coluna de água do reservatório, onde será feita a tomada de água para a geração de energia elétrica, evitando uma depleção do oxigênio ainda maior. Também se podem construir pequenas quedas d'água artificiais para a oxigenação da água.
1.1.2-Estratificação térmica
A estratificação térmica pode ser observada no grande lago formado pela barragem, onde, com suas grandes profundidades, formam-se camadas de água com diferentes temperaturas