entretenimento
Jogos Eletrônicos
Lucas Mendes Baião 1 , Ricardo Medeiros Costa Junior1
1
Campus Luiz Meneghel – Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Rodovia BR-369 Km 54, Vila Maria, CP 261
CEP 86360-000 – Bandeirantes – Paraná – Brasil lucasmendes93@gmail.com, ricardo.medeiros.costa@gmail.com
Abstract. This meta-paper aims to expose the influence of computers and technology in the entertainment industry, especially the games. During the work it is shown how the use of technology in this segment helped the growth of the same, making this area one of the most profitable on the planet. Also are shown the benefits brought by technology, to what is now a market advantage for companies developing games.
Resumo. Este meta-artigo tem como objetivo expor a influência da informática e tecnologia na indústria do entretenimento, especialmente a de jogos. Durante o trabalho é mostrado como uso da tecnologia neste segmento auxiliou o crescimento do mesmo, tornando essa área uma das mais rentáveis do planeta. Além disso, são mostrados os benefícios, trazidos por meio de tecnologia, para o que hoje é um mercado vantajoso para as empresas de desenvolvimento de jogos.
1. Introdução
Iniciado com um projeto pouco ambicioso criado por Ralph H. Bear 1 em meados do século XX, os video-games se tornaram uma poderosa fonte de renda. Estudos apontam que o faturamento da indústria dos jogos está em torno de US$ 26 bilhões anuais (DE
FALCO, 2007).
Ao contrário do que ocorria nos anos noventa, em que os jogos eletrônicos eram privilégio exclusivo dos consoles, o mercado dos games hoje está bem mais abrangente.
A inserção da informática nesse contexto e o excessivo consumo por parte do público infanto-juvenil, contribuíram em demasia para este crescimento.
A informática colabora diretamente e indiretamente pra esse avanço. Diretamente, pois os computadores pessoais servem como plataforma alternativa aos