celulas tronco
Células-Tronco
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Histologia e Embriologia Animal, como parte referente a nota da primeira avaliação parcial.
Profesor. Dr. Ricardo Tavares
Sobral / ce
2013
As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais. Elas podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano. Entretanto, o método de sua obtenção é polêmico, já que a maioria das técnicas nessa área exige a destruição do embrião.
Estas células são de dois tipos:
1 – Células-Tronco adultas: podem ser encontradas em diversas partes do corpo humano. São mais utilizadas para fins medicinais as células de cordão umbilical, da placenta e medula óssea. Pelo fato de serem retiradas do próprio paciente, oferecem baixo índice de rejeição nos tratamento médico.
2- Células –Tronco embrionárias: são aquelas células extraídas do animal ainda na fase embrionária. Como características principais apresentam uma grande capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula. Embora apresentem esta importante capacidade, as pesquisas médicas com este tipo de célula ainda encontram-se em fase de testes.
Cientistas acreditam que no futuro as Células-Tronco possam ser empregadas na cura de diversas doenças como, por exemplo, mal de Alzheimer, leucemia, mal de Parkinson e até mesmo diabetes. Através do método da clonagem terapêutica, várias lesões e doenças degenerativas seriam resolvidas. Tecidos, músculos, nervos e até mesmo órgão poderão, em breve, serem reconstituídas com a aplicação deste tipo de tratamento, combatendo diversas doenças crônicas
Questões éticas e religiosas
As pesquisas genéticas e os tratamentos com célula-tronco embrionária recebem fortes criticas de diversos setores da