Laudo técnico
Turma 001 - 2015
Módulo Básico – UCR 1 Fundamentos da Comunicação
Nome do aluno: Sheyster da Silva Oliveira
Situação de Aprendizagem 2 – Estudo de caso: Elaboração de um laudo técnico.
Folha de Resposta
Anicuns-GO, 07 de setembro de 2015.
Laudo técnico de defeito da máquina envasadora.
Solicitante:
Fábrica de refrigerantes citrusfresh Ltda. avenida, plácida mota, 1.346, bairro: costa barros/cachoeirinha.
Introdução:
O presente laudo foi elaborado mediante avaliação técnica efetuada por profissional na área de automação industrial. Tem por objetivo identificar as causas que levaram a perda do sistema computadorizado da máquina envasadora da empresa acima citada.
Metodologia:
Esse trabalho obedeceu aos métodos e critérios estabelecidos na NR10 da ABNT (associação brasileira de normas técnicas).
Equipamento:
Maquina envasadora, equipamento para indústrias alimentícias, destinada ao envase de bebidas em geral. Adquirida em 1999.
Avaliação:
Foi constatado que o equipamento acima citado, teve perda do sistema computadorizado, além motores, contactores, sensores e inversor de frequência. Fato ocorrido devido a uma sobrecarga no circuito elétrico causado por raio. Em vistoria no galpão onde se encontram as maquinas se observou a falta de um sistema de proteção SPDA (sistema de proteção contra descargas atmosféricas), situação que permitiu as percas acima citadas, além de descumprir a norma vigente NR10.
Considerações:
Em contato com fornecedores de peças se chegou ao custo aproximado de R$ 491.000,00 necessários para recolocar a envasadora/1999 em funcionamento. Valor que representa 58% do custo total de uma envasadora/2012 que é R$ 845.000,00. Sendo que o equipamento mais moderno apresenta uma produção 366.34% maior. Ver comparativo no gráfico.
Conclusão:
A envasadora/1999 está ultrapassada, além de um custo alto para voltar a funcionar, ela não atende mais os objetivos da empresa que é ampliar sua