Relatorio Fator Correcao 1
1. Objetivo 5
2. Introdução 6
3. Procedimento experimental: materiais e métodos 7
Materiais 7
Métodos 7
Primeira parte 7
Segunda parte 8
4. Resultados 9
Primeira parte 9
Segunda parte 9
5. Conclusão 11
6. Referências bibliográficas 12
1. Objetivo
Os objetivos desse experimento são preparar e padronizar duas soluções, uma de Ácido Nítrico através do Carbonato de Sódio (padrão primário) e outra de Hidróxido de Sódio através do Biftalato de Potássio padronizado.
O fator de correção é um valor usado para corrigir a solução. Erros de pesagem e aferição de balão sempre acontecem, então o fator de correção é usado para minimizar os erros durante os cálculos.
2. Introdução
Uma solução e uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, ou seja, corresponde ao estado em que as substâncias estão subdivididas de modo que suas partículas estão em dimensões moleculares, atômicas ou iônicas, dependendo da natureza das substâncias.
As propriedades de uma solução não dependem apenas dos seus componentes, mas também da proporção entre as quantidades desses componentes, isto é, dependem de sua concentração, que é dada pela razão entre a quantidade de soluto e o volume da solução. A concentração é expressa comumente em moles de soluto por litro de solução. Tal concentração é chamada de molaridade da solução. Quando não se tem o reagente na forma pura, como é o caso da maior parte dos hidróxidos alcalinos e de alguns ácidos inorgânicos, preparam-se inicialmente soluções que tenham aproximadamente a molaridade desejada. Depois estas soluções são padronizadas pela titulação contra solução de uma substância pura, com concentração conhecida com exatidão, chamada de padrão primário.
Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão através da pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição em um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primária.
Titulação e uma técnica