laudo estabilidade maciço
Antônio Idalino de Araújo
CREA - MG 32365-TD
10 Fevereiro 2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta um estudo de estabilidade através de análise técnica do maciço rochoso do Britador São Geraldo em Caratinga, Minas Gerais.
Consiste na avaliação da estabilidade de maciço rochoso de guinasse em cujo o desmonte é utilizado explosivos. Vamos avaliar os potenciais riscos de ruptura dos taludes deste maciço e sugerir medidas preventivas nos locais de risco iminente.
A estabilidade dos talude em operação nas minerações está diretamente relacionada à segurança da atividade e à produção da mina. A segurança é o fator ponderante na atividade de mineração que tem como foco a preservação do seu patrimônio e de seus funcionários em atividade considerada de risco.
AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DOS AFLORAMENTOS E AS RESPECTIVAS MEDIDAS DE MITIGAÇÃO
1 - Os afloramentos rochosos é quase totalmente exposto, com pequena porção de camada vegetal. A possibilidade de ocorrência de deslizamento, embora não se afigure fundamental, não deve ser desconsiderada. A área onde existe maior densidade de capeamento não esta sendo atualmente lavrada.
RECOMENDAÇÃO - Recomendamos o prolongamento das bancadas atuais (12 metros de altura e de 6 metros de berna) para o desenvolvimento desta área. Seu decapeamento deverá ser executado com o uso de escavadeiras e caminhões para a retirada do rejeito. Este procedimento resultará em maior segurança no desenvolvimento de todo o trabalho na mina.
2 - Existem fissuras na superfície e na face de alguns bancos. Nos afloramentos rochosos oscilam, de um modo geral entre 6-20cm. Estas fissuras foram geradas pela geologia do maciço (diácrases) e por ondas de choque no desmonte.
RECOMENDAÇÃO - Prolongar e limpar os bancos existes até as áreas de fissuras para que sejam totalmente removidas. Assim procedendo diminuirá os riscos, pois havendo bernas o