oficina de PHP
Linguagens de Programação – semestre 2012/2
André Luiz Brandão, Vanessa Formigoni e Wagner Venturini
Roteiro, exemplos e exercícios para oficina de PHP
I.
Introdução
O PHP (um acrônimo recursivo para “PHP: Hypertext Preprocessor”) é uma linguagem de programação dinâmica para produção de websites. Para quem não conhece linguagens de programação, PHP pode ser um pouco difícil no começo, como toda linguagem. O PHP é uma linguagem orientada a objeto, com a sintaxe parecida com a do C, só que muito mais simples e prática.
Entende-se por uma página dinâmica, toda a página que é gerada quando existe um pedido no servidor. Ou seja, a página que chega ao utilizador não existe
“escrita” no servidor. Existem sim os conteúdos, que serão depois colocados nos respectivos locais, na página, consoante os pedidos. O melhor exemplo de um site dinâmico, é um motor de pesquisa. É impossível (e impensável) armazenar todas as combinações de páginas que surgem, quando fazemos diversas pesquisas. Isto quer dizer, que as paginas não existem, elas são “geradas” com informações que estão em bases de dados.
Tudo o que sai do código PHP (output), usa HTML. Logo é fundamental ter conhecimentos de HTML.
II.
Ambiente WampServer
Para poder executar os scripts feitos em PHP é preciso ter um servidor PHP, qualquer servidor de hospedagem tem esse recurso, mas o ideia é ter um servidor no seu pc para tornar mais rápido e fácil os testes. Nesta oficina usaremos o pacote WampServer, para utilizar os recursos do PHP.
WampServer (conhecido anteriormente como WAMP5) é um software publicado sob a GNU General Public License desenvolvido pela PHP Team. É usado para instalar rapidamente no computador os softwares PHP 5, MySQL e Apache, disponibilizando suporte ao uso de scripts PHP localmente no Windows.
Download do software em http://www.wampserver.com/en/ - clique em “start using wampserver” e na página que abrir