Laudo ergonomico
ERGONOMICS AND LABOR ORGANIZATION: THE ROLE OF INDIVIDUAL AND SOCIAL REGULATION SPHERES IN THE GENESIS OF RSI/WMSD
Paulo Antonio Barros Oliveira
Professor Adjunto de Medicina Social da UFRGS MD, D Sc. Auditor Fiscal do Trabalho – DRT/RS
RESUMO Este artigo aborda a Ergonomia, ciência interdisciplinar que se dedica ao estudo da adaptação do trabalho ao homem. No trabalho, há uma parte que chamamos de tarefa e outra que chamamos de atividade. Desta forma, este estudo mostra de que maneira tarefa e atividade atuam, como se dão as regulações que os indivíduos executam e de que modo o trabalhador pode atingir uma situação de trabalho equilibrada.
ABSTRACT This article deals with Ergonomics, the interdisciplinary science dedicated to man’s adaptation to work. At work, there is an element we call task and another one we call activity. Hence, this study shows how task and activity operate, how adjustments executed by individuals work, and how workers can achieve a balanced working situation.
PALAVRAS-CHAVE
Ergonomia, LER/DORT, saúde ocupacional, trabalho, condições de trabalho.
KEY WORDS
Ergonomics, RSI/WMSD, occupational health, labor, working conditions.
Boletim Saude 11052006.indb 31
11/05/2006 13:02 Cris
32 | PAULO ANTONIO BARROS OLIVEIRA
Como é do conhecimento geral, a Ergonomia é uma ciência ou disciplina que se dedica ao estudo da adaptação do trabalho ao homem, e do desempenho do homem em atividade de trabalho. Resumindo: ela procura conhecer, compreender o trabalho, mas, além de seu caráter de disciplina, há uma característica imprescindível da Ergonomia, o fim, o objetivo para transformar o trabalho, adaptando-o ao homem que o executa (GUERIN et al., 2001). Entretanto, mais do que isso, a Ergonomia reveste-se de um caráter eminentemente interdisciplinar. Sua prática constitui-se por parte da arte do engenheiro, na medida