Lauda
Resumo
O artigo fala sobre a produção científica no Curso de Biblioteconomia. Abordam-se em especial as pesquisas realizadas no contexto do Programa de Educação Tutorial. Analisa-se a produção realizada nos últimos anos e a repercussão dessas pesquisas no contexto do Curso.
O autor tentar transparecer ao leitor a importância das pesquisas e dos resultados e reflexos entre os discentes do curso. E também busca respostas para a falta de incentivo a pesquisa e a falta de concordância das pesquisas realizadas com o curso de Biblioteconomia. Uma vez que a qualidade do ensino e o reconhecimento da universidade e do curso estão relacionados ao volume de pesquisas que desenvolvem e de sua capacidade de refletir os problemas da sociedade onde está inserida a partir de uma produção científica, que responda às necessidades dessa sociedade. O que se observa, porém, é um distanciamento da universidade a partir de um ensino descontextualizado e da realização de pesquisa que não estabelecem nexos com a realidade social de cada curso. Além disso, a falta de investimentos na área de pesquisas, a pouca visibilidade e difusão dos estudos existentes, evidenciam a falta de políticas voltadas para a democratização da produção acadêmica dos resultados de estudos que se desenvolvem nos cursos de graduação e pós-graduação do País.
A Biblioteconomia maranhense passa por momentos de tensões em virtude da última avaliação divulgada pelo MEC em que o Curso obteve uma nota insignificante. O fato tem chamado a atenção dos professores e dos alunos em especial das petianas e tutora do programa que demonstram um compromisso grande com os destinos do Curso, daí a preocupação do programa de criar formas de melhorar o nível de debate e estimular o estudo e reflexão teórica a partir das pesquisas e da extensão. . Os esforços de integrar o