latão
Do que é constituído?
*O latão é uma liga metálica constituída por cobre e zinco. As percentagens de Zinco na liga variam entre 3 a 45%. Variando as proporções dos componentes, alteram-se as propriedades da liga.
*A quantidade de zinco e cobre ditam algumas características importantes da liga, como por exemplo, quanto mais zinco tiver no latão, mais baixo é o seu ponto de fusão, o que facilita o processo de fundição.
*A cor do latão também varia conforme sua composição.
*Outros elementos podem também estar presentes na liga para transmitir outras propriedades vantajosas ao metal. Esses elementos incluem chumbo, estanho e níquel. O latão ao chumbo normalmente possui de 1 a 3% de chumbo em sua composição e apresenta uma excelente usinabilidade; o latão ao estanho possui aproximadamente 2% de estanho e, por ser bastante resistente à corrosão, é muito utilizado na produção de peças de barcos; já o latão ao níquel substitui o bronze na fabricação de molas e outros.
*O latão pode sofrer oxidação se exposto ao ar e à umidade. Além disso, o seu contato com substâncias fortes como amônia, alguns tipos de pomadas e água quente podem estragá-lo também.
Para que é utilizado?
*Esta liga é utilizada para fabricar objetos decorativos, dada a sua aparência brilhante que se assemelha ao ouro, para fabricar componentes em que é necessário baixo atrito, tais como fechaduras, engrenagens, rolamentos, munições, entre outros; para fabricar instrumentos musicais, como instrumentos de sopro, e sinos, pelas suas propriedades acústicas, para fabricar tubos de condensadores, armas, cartuchos de munição, torneiras, rebites, núcleos de radiadores, instrumentos musicais de sopro, aparelhos médicos e cirúrgicos, ornamentações, jóias e bijuterias, terminais elétricos, tachos e bacias, moedas, parafusos, arames, vergalhões, válvulas, rodas para carro, entre outros.
Propriedades
*Resistência
*Usinabilidade
*PROPRIEDADES FÍSICAS
Densidade a 20ºC
8,53 g/cm3
Condutibilidade