Latão
Tecnologia dos Materiais de Construção Mecânica
Latão
Curso: Aprendizagem em Desenho Mecânico
Turno: Tarde
Professor: Thiago Querino
Alunos: Jean Patrick, João Henrique, Lucas Oliveira, Luis Phillipe, Renato F Junior, Túlio Martins.
Introdução
O Latão é uma liga metálica entre Cobre (Cu) e Zinco (Zn), com variadas aplicações no cotidiano. Dentre elas, podemos observar que o latão é utilizado na produção de armas, cartuchos de munição, joias e bijuterias, moedas, parafusos e até mesmo em rodas de carro. Oriundo da pré historia, o latão apresenta aspectos aparentes parecidos ao do ouro, como a cor dourada e o brilho.
Neste trabalho, abordaremos a funcionalidade desse metal. Temas como o histórico, seu processo de fabricação e obtenção, as normas cabíveis para a utilização do Latão, as propriedades físicas, químicas e mecânicas, aplicações no cotidiano (como as que foram citadas acima), as vantagens e desvantagens do seu uso, as tendências de desenvolvimento e aplicação, além da sustentabilidade, serão aqui trabalhados.
Histórico do Material
O Latão é uma liga metálica de cobre e zinco com porcentagens deste último entre 3% e 45%. Ocasionalmente se adicionam pequenas quantidades de outros elementos como Al, Sn, Pb ou As para potenciar algumas das características da liga.
As aplicações do Latão abrangem os campos mais diversos, desde armamento, passando pela ornamentação, até tubos de condensador e terminais elétricos.
As ligas metálicas de zinco têm sido utilizadas durante séculos – peças de Latão datadas de 1000-1400 a.C. foram encontradas na Palestina e outros objetos com até 87% de zinco foram achados na antiga região da Transilvânia.
O zinco é um metal às vezes classificado como metal de transição, ainda que estritamente não o seja, e apresenta semelhanças com o magnésio e o berílio, além dos metais do seu grupo. Este elemento é pouco abundante na crosta