Resenha crítica, As indicações de Raymundo Faoro sobre as dificuldades de superação das práticas não-democráticas no Brasil
Curso de Graduação em Ciências Sociais – 2013.1
Produção Textual Acadêmica
Murilo Inacio Garcia
RESENHA CRÍTICA
Texto: Rezende, Maria José de. As indicações de Raymundo Faoro sobre as dificuldades de superação das práticas não-democráticas no Brasil. In: Revista de Ciências Humanas. Volume 45, Número 1. Abril de 2011. Florianópolis. p. 201-22.
Esta resenha tem por objetivo fazer uma análise crítica do estudo de Maria José Rezende, baseada nos textos de Raymundo Faoro – cientista política e jurista –, apresentando as dificuldades enfrentadas, mesmo no século XXI, para que o Brasil supere as práticas não-democráticas herdadas da colonização europeia.
Maria José de Rezende demonstra em seu texto a forma como as produções intelectuais de Raymundo Faoro estiveram ligadas aos questionamentos feitos ao governo militar vigente no Brasil de 1964 a 1985. Suas reflexões sobre a vida política nacional não deixam de lado o caráter histórico e, em sua maioria, são feitas a luz de seu livro Os donos do poder (1989), como fica claro no trecho:
“O exercício de interpretação das reflexões de Faoro exige um debruçar cuidadoso sobre o processo histórico que ele detidamente levava em conta para produzir suas análises acerca da vida social e política brasileira. É necessário levar em conta também que seus argumentos desenvolvidos nos artigos e entrevistas no limiar do século XXI sejam lidos à luz de seu livro, intitulado Os donos do poder (1989).” (REZENDE, 2011, p. 202-203)
Nesta obra Faoro chega a uma conclusão crucial para o entendimento das dificuldades enfrentadas para efetivar a soberania popular no país. Fator que está estritamente ligado a formação político-social relacionada a colonização portuguesa – visto que a colonização sempre se desenrolou de forma exploratória e obedecendo as ordens da coroa portuguesa – que deixou seu legado no que podemos notar claramente hoje na dificuldade encontrada pela sociedade