Lateralidade
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
PLANO DE AULA 6
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Este trabalho embasado em pesquisas de livros e artigos científicos tem como objetivo nos proporcionar conhecimento sobre lateralidade, trazendo consigo seu conceito e suas definições para obtermos melhor conhecimento sobre o mesmo.
A lateralidade possui variadas definições, que serão incluídas no desenvolvimento do trabalho, que carregará consigo, quando ela se manifestará, como deverá ser trabalhada pelos profissionais e um plano de aula com atividade práticas sobre o assunto.
DESENVOLVIMENTO
Lateralidade é a predisposição à utilização preferencial de um dos lados do corpo, em três níveis: mão, olho e pé. Segundo Le Boulch, a preferencia pela utilização de um dos lados do corpo ocorre em razão da dominância de um dos hemisférios cerebrais.
Negrine (1986), diz que a lateralidade corporal relaciona-se ao esquema do espaço interno do indivíduo, que o capacita de utilizar um lado do corpo com maior facilidade que o outro, em atividades que exijam habilidade, caracterizando-se por uma assimetria funcional.
O autor aborda três tipos de lateralidade:
a) lateralidade homogêneadefinida – é a predominância de um dos lados do corpo em todas as atividades propostas quanto à habilidade da mão, de pé e de olho. São denominados destros aqueles com dominância do lado direito do corpo e sinistros os que possuem dominância do lado esquerdo do corpo;
b) lateralidade definida cruzada – é o domínio parcial de uma das partes do corpo. Mas que possui dominância no segmento. Por exemplo, um indivíduo que é destro de pé e de mão e sinistro de olho;
c) lateralidade indefinida – é a falta de definição em qualquer dos segmentos corporais, mão, pé ou olho. Por exemplo, uma pessoa que em três atividades a realizar com a mão, usa em duas delas uma mão e na outra, a mão oposta.
É por volta dos 6 aos 8 anos de idade que a lateralidade se manifesta. Não se sabe ainda ao certo o que