lateralidade
A lateralidade traduz-se pelo estabelecimento da dominância lateral da mão, olho e pé, do mesmo lado do corpo.
• Lateralidade Cruzada é tipo quando nenhum dos dois hemisférios do cérebro comanda. Exemplo: mão esquerda dominante e pé direito dominante(ao mesmo tempo).
• A lateralidade corporal se refere ao espaço interno do indivíduo, capacitando-o a utilizar um lado do corpo com maior desembaraço.
• A lateralidade manual, a Criança nasce ambidestra, surge no fim do primeiro ano de vida, mas só se estabelece fisicamente por volta dos 4-5 anos. A partir dos 6 a 8 anos ela define sua lateralidade! (Dicionário inFormal online de Português).
• Lateralidade destra homogênea, aqueles possui dominância nos três níveis – mão, olho e pé – do lado direito.
• Lateralidade canhota ou sinistra homogênea, se for o lado esquerdo.
• Lateralidade ambidestra, dominância espontânea nos dois lados do corpo.
Dificuldades de aprendizagem: a lateralidade Em algumas ocasiões a mão dominante (a direita) não coincide com o olho dominante (o esquerdo) de uma pessoa, o que pode provocar problemas de aprendizagem e de desenvolvimento, sobretudo no que diz respeito à escrita.
A lateralidade é uma função complexa que deriva da organização binária do nosso sistema nervoso. De facto, grande parte do nosso corpo articula-se de forma dupla: dois olhos, dois ouvidos, duas orelhas, dois pulmões, dois rins, etc. O nosso cérebro também dispõe de duas estruturas hemisféricas especializadas que são responsáveis por controlar todo o complexo sistema dual, integrando a diferente