Laseterapia
DEFINIÇÃO
O laser é uma radiação eletromagnética. As energias eletromagnéticas são energias transportadas e a essa forma de energia dá-se o nome de “quantuns”. Os quantuns são transportados no espaço oscilando em uma determinada freqüência. A interação entre a freqüência de oscilação e a velocidade de propagação do laser no vácuo é chamado de COMPRIMENTO DE ONDA.
DIFERENÇA ENTRE O LASER E A LUZ BRANCA
Monocromaticidade
A luz emitida por um LASER é composta por fótons em apenas uma freqüência, esta propriedade define o LASER como sendo uma luz monocromática. A luz branca ao contrário do LASER é composta por componentes de várias freqüências.
Unidirecionalidade
Os fótons que compõem o LASER caminham paralelamente entre si, ou seja, sem se dispersarem, ao contrário da luz branca que se propaga aleatoriamente. Esta propriedade é responsável pela elevada densidade de potência do feixe de LASER em relação à luz branca.
Coerência
No LASER os fótons emitidos estão em fase entre si, ou seja, eles estão em sincronismo. Isso não ocorre na luz branca, pois é impossível trabalhar com ondas de diferentes valores de freqüências sincronizadas.
PROFUNDIDADE DE PENETRAÇÃO
A profundidade de penetração do LASER é função do comprimento de onda do mesmo. LASERS com elevados comprimento de onda penetram mais profundamente que os LASERS de pequenos comprimentos de onda. Isso ocorre por que quanto menor o comprimento de onda, maior é a freqüência do LASER; e, quanto maior a freqüência do LASER, maior será a atenuação do LASER, visto que a atenuação que o LASER sofre em um meio é diretamente proporcional a sua freqüência.
LASER VERMELHO (VISÍVEL) AlGaInP – 658 nm
- Emissão Contínua e Pulsada
- Menor penetração
LASER INFRA-VERMELHO (INVISÍVEL) AlGaAs – 830 nm
- Emissão Contínua e Pulsada
- Maior penetração
EFEITOS DA RADIAÇÃO DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA
EFEITOS PRIMÁRIOS
Dentre os efeitos primários temos os de caráter: