lasca lasca
Nome:
Lucas Da Rocha Rodrigues
Professor: Ms Maria Rosa
Turma: _____ S.I
Data:
“ A vida humana é um processo contínuo de comunicação. Aprimorar sua capacidade comunicativa é uma forma de ampliar seu relacionamento com o mundo, tornando-se apto a compreender melhor a realidade a fim de poder transformá-la.” (Ulisses Infante)
NORMA CULTA E VARIEDADES LINGUÍSTICAS
Historicamente, as sociedades estabelecem padrões linguísticos desejáveis, mesmo considerando que a língua varie conforme os costumes e a época. A norma padrão representa um desses padrões, sendo mais adequada para ser usada em determinadas situações.
Todas as variedades linguísticas que não se enquadram na norma padrão são denominadas de norma popular. Variedades linguísticas são as diferentes variações da língua, de acordo com os padrões de uso que ela pode manifestar. Pode-se falar em dois grandes grupos : as variações diacrônicas (históricas) e as variações sincrônicas, que se dividem em quatro grupos:
diatópicas (do grego topos, “lugar”)- relacionadas à região;
diastráticas (do latim stratum,”camada”) – relacionadas à camada ou grupo social – nível de escolaridade; faixa etária; sexo; profissão; tribos(surfistas, evangélicos, skatistas etc);
diamésicas (do grego mésos, “meio”) – relacionadas ao meio pelo qual se dá a comunicação;
diafásicas (do grego phásis, “modo de falar”) – relacionadas ao estilo.
Uma pessoa sempre poderá se expressar de maneira mais ou menos formal, conforme a situação comunicativa em que se encontre.
(Fontes: GUIMARÃES, Thelma de C. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.
SARMENTO, Leila S. Gramática em textos.São Paulo: Moderna, 2005)
Atividades
1. Relacione a situação descrita ao tipo de variação linguística que ela exemplifica.
A. Na hora do lanche, a secretária Rose vai à padaria e pede: “Me vê 5 pão de queijo, por favor. De volta à empresa, ela escreve em um e-mail para um fornecedor:Envie-me cinco
amostras