Magnetismo e Eletromagnetismo
Disciplina: Eletrônica Geral
São Carlos, 24 de maio de 2013.
Sumário
Magnetismo
O magnetismo é uma propriedade que certos materiais detêm sobre os materiais ferrosos.
Essas propriedades magnéticas são geralmente utilizadas em eletricidade, em motores e geradores de energia por exemplo.
Origem do magnetismo
O magnetismo origina-se das moléculas atômicas dos materiais, cada molécula é um pequeno imã natural denominado de ima molecular ou domínio.
Quando as moléculas se orientam em sentidos diversos na formação de um determinado material, os efeitos magnéticos dos imãs moleculares se anulam, resultando em um material natural sem magnetismo.
Mas se durante a formação, as moléculas tiverem apenas em uma orientação, ou seja, as moléculas ficam apenas de um lado ou a maioria das mesmas. Isso faz com que os efeitos magnéticos de cada imã molecular se somem, dando origem ao um imã com propriedades magnéticas naturais.
Quando se quer obter um imã artificial, as orientações de cada molécula sofrem um processo de orientação a partir de forças externas.
Imãs
Existem 2 tipos de imãs, os imãs naturais, que são alguns matérias encontrados na natureza e apresentam propriedades magnéticas naturais, ou seja, suas moléculas tem apenas ou pelo menus a maioria uma orientação, um exemplo de um imã natural é a magnetita. E os imãs artificiais são compostos por barras de matérias ferrosos, que são normalmente os homens que os magnetiza por processos artificiais.
Alem de serem mais utilizados os imãs naturais detêm propriedades magnéticas maiores que os naturais.
Polos Magnéticos de um imã
Externamente, a força de atração de um imã se manifesta com maior intensidade em suas extremidades, por isso suas extremidades são denominadas de polos magnéticos, esses polos são chamados de polo norte e polo sul.
Uma vez que a força magnética se concentra mais nas extremidades do imã, é possível