Transportes de produtos perigosos
As primeiras ferramentas utilizadas pelos nossos ancestrais eram caracterizadas por um material muito simples e facilmente disponível nas áreas e/ou paisagens ocupadas durante a pré-história: a pedra.
Dentre os vários artefatos produzidos pelo homem, desde os tempos mais remotos, os objetos em pedra são conhecidos como os mais antigos da atividade humana. Com finalidades diversas, dentre as quais cortar, raspar, moer, incidir, quebrar sementes, trituração e defesa, foram produzidos pelos homens pré-históricos um conjunto de artefatos líticos que fizeram parte do cotidiano destes grupos. Como instrumentos mais comuns entre os artefatos, listam-se as lâminas de machado, os percutores, os raspadores, os furadores, as lascas, as pontas e os fragmentos resultantes da preparação destes materiais (resíduos de lasca mento).
Os artefatos de pedra lascada, por exemplo, aos quais se deram as técnicas de lasca mento, através da percussão simples e direta com um seixo (percuto), foram elaborados sobre uma matriz que chamamos de núcleo. Entendem-se como núcleos os blocos de matéria-prima utilizados na confecção das peças líticas, de onde se obtém uma diversidade de lascas (fragmentos destacados por percussão). Indícios arqueológicos apontam que as lascas obtidas desses núcleos podiam ser retocadas ou não.
Os artefatos, confeccionados a partir dessas lascas – com finalidades diversas -, apresentam-se em formatos variados, adquiridos após o seu destacamento da rocha matriz, recebendo o acabamento necessário (retoques) para as funções atribuídas. Os instrumentos em pedra lascada foram aplicados nas atividades pré-históricas de caça, coleta, pesca e preparo de alimentos.
“A linha de sequência operacional realizada por um artesão pré-histórico é, portanto, a seguinte: bloco – núcleo – lascas sem retoques – lascas com retoque – artefato”. (Pallestrini & Chiara, 1985).
:
WWW.suapesquisa.com.br
Vasos cerâmicos
A fabricação de cerâmica na África