las meninas
Autor: Diego Velázquez
Onde ver: Museu do Prado, Espanha
Ano: 1656
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 3,20m x 2,76m
Movimento: Barroco
Emissor: O emissor é um pintor espanhol e principal artista da corte do Rei Filipe IV de Espanha, chamado Diego Velázquez. Viveu no século XVI e foi um artista individualista do período barroco contemporâneo. Além de inúmeras interpretações de cenas de significado histórico e cultural, pintou inúmeros retratos da família real espanhola, outras notáveis figuras europeias e plebeus.
Receptor: O receptor é o público que vê a obra no Museu do Prado. O primeiro receptor foi Filipe IV e a obra encontrava-se no seu escritório. Originalmente foi nomeada como A Família, a tela foi salva de um incêndio que atingiu o Palácio Real de Madrid passando para Museu do Prado.
Mensagem: Apesar da grande quantidade de escritores que procuraram um significado, nenhuma interpretação individual poderá dar à mensagem deste quadro. Vários historiadores opinam que, como boa obra barroca, esconde várias mensagens, que unicamente o público culto da Corte podia captar.
A interpretação mais fácil é descrever a imagem como uma cena habitual num palácio. Existem várias mensagens possíveis, uma delas é Velázquez estar reivindicando a nobreza da pintura, o que se observava nos pintores do século XVII, quereria proclamar a nobreza da sua arte cometendo uma "ousadia”
Código: O pintor fez um jogo de perspectivas, luz, espelho e posições. Cria uma ilusão de espaço através de um jogo de luz e sombra. Examinando as pinceladas ve-se que Velázquez acrescentou textura e luminosidade pela adição e subtração de camadas de tinta.
Canal: O canal é a pintura a óleo sobre a tela.
Contexto: O contexto é a família nobre do Rei Filipe IV de Espanha.