vitamina c
Interessado: Raiane Santos de Jesus
Material analisado: Vitamina C
Analista responsável: Luiza Fontes
Data: 07 de Janeiro de 2014
Determinação de acido ascórbico em vitamina C
1. Objetivo:
Por meio desse relatório estará sendo esclarecida a determinação de ácido ascórbico em vitamina C, através da titulometria.
2. Método: Titulometria de Retorno Iodométrica
Há dois modos analíticos na aplicação na química do iodo em titulações de oxirredução. O Primeiro envolve o uso de solução padrão de iodo diretamente como titulante em meio levemente ácidos ou levemente básicos. Esta técnica é classificada de método iodimétrico, Também denominada iodimetria. No segundo modo, o iodeto é utilizado como redutor, e o iodo.
Liberado na reação associada é titulado em meio neutro ou levemente ácido com um redutor, Usualmente uma solução padronizada de tiossulfato de sódio. Tal técnica é classificada como método iodométrico ou denominada iodometria. Os dois grupos de métodos estão baseados (a) no fato de que o iodo na presença de iodeto produz o íon triiodeto.
3. Introdução teórica:
3.1 Importâncias da Vit. C
A vitamina C é um nutriente que sempre deve estar presente na alimentação de qualquer pessoa, já que não é produzida pelo organismo. Participa de vários processos orgânicos, como a produção do colágeno da pele e a conversão do colesterol em ácidos biliares – que ajudam na digestão de gorduras. Além disso, ajuda na absorção do ferro, encontrado nos vegetais, como leguminosas (feijão, grão de bico, lentilhas etc.).
3.2 Vit. C Efervescentes
A efervescência ocorre quando os reagentes são substâncias não gasosas e o gás produzido na reação é pouco solúvel e menos denso do que a solução líquida. As bolhas de ar só se formam depois que a reação acontece efetivamente, por isso, a efervescência é um indício de que uma transformação química ocorreu.
Graças aos mecanismos da efervescência, os comprimidos desse tipo, em geral, são mais vantajosos se