modelos de marcas textos para feira de ciências
Cleidiane Pinto de Oliveira
RESUMO: O presente trabalho busca apresentar a concepção sobre gestão escolar partindo dos pressupostos da democracia e participação. Este artigo evidencia que contextualizando a gestão democrática da educação aos mecanismos legais e institucionais que propõem a participação social nas tomadas de decisões e no planejamento e elaboração de políticas educacionais à escola se torna a chave para a construção de uma sociedade capaz de compreender e atuar criticamente sobre o meio a que pertencem. O mesmo procura enfatizar a necessidade de conceber uma educação voltada para a prática democrática como ferramenta propulsora para o sucesso institucional bem como social.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão, Participação, Escola.
ABSTRACT: The present work seeks to submit design on school management based on the assumptions of democracy and participation. This Article shows that contextualizing the democratic management of education to legal and institutional mechanisms that propose to social participation in decision making and in the planning and development of educational policies the school becomes the key to building a society able to critically understand and act on the environment to which they belong.
KEY-WORDS: Management, Participation, School.
INTRODUÇÃO
Sabe-se que a Escola e/ou Instituição Escolar foi criada pela sociedade com a mera função de transmitir conhecimentos às novas gerações. Durkhein enfatiza que “a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram (...) preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade”.
Já no século XX esta sociedade trouxe para o cenário mundial, muitas transformações, inclusive no campo educacional. O Manifesto dos Pioneiros (1932) enfocou um tema bastante discutido nos dias de hoje