Lar cristão
Fizemos uma visita autorizada pelo Diretor Secretário Dr. André Luiz Leo Nardi no dia 17 de abril de 2013 ás 15:00 horas.
O diretor recebeu a nossa equipe, informou que o Lar Cristão acolhe crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, elas são afastadas do convívio familiar pelo Conselho Tutelar e pelo Juizado da Infância e Juventude de Cabreúva, depois delegou uma psicóloga para nós atender, a mesma solicitou que seu nome não fosse divulgado.
A psicóloga nós informou que estão aos cuidados da instituição trinta crianças.
As ultimas chegaram essa semana, três irmãos, um de seis anos, uma de quatro anos e um bebe. As crianças foram retiradas da mãe pela Justiça por maus tratos, a mãe é drogada e o pai está preso.
Ela nós contou que a realidade é muito dura no dia a dia, chegam crianças e adolescentes vitimas de maus tratos, abuso, violência psíquica ou física, dentre outras.
Os tratamentos são realizados assim que chegam na instituição, eles são levados para exames médicos e depois,com os psicológicos do Lar Cristão.
Os profissionais estão focados em trazer a dignidade, o valor do respeito, a lealdade, a cooperação, a solidariedade, o espírito de liberdade e a alegria de viver.
Os profissionais desenvolvem o conhecimento brincando, assim conseguem aguçar a sensibilidade e a criatividade.
Quando atinge a maioridade completa eles têm que ir embora, a psicóloga diz que é uma hora muito triste, já houve muitos casos, de chegarem bebes e ter que ir embora quando completam 18 anos, ela também se referiu às crianças ou adolescentes que ficam anos no Lar Cristão e depois vão embora por ordem judicial.
A psicóloga brincando mais com lagrimas nos olhos, contou mais um caso, de um rapaz que completou dezoito anos em 2012, ele e totalmente incapaz e está no Lar Cristão desde os dois meses de idade e não tem família.
A profissional muito gentil comentou que não é uma tarefa fácil mais que no