Radio e tv
DIREÇÃO DE ATORES
CURSO: RÁDIO E TV
SEMESTRE: 7º NA
DANIEL CESTARI PEGAS
RESENHA DO LIVRO:
A PREPARAÇÃO DO ATOR POR STANISLAVSKY, Constantin
CENA ANALISADA DA SÉRIE ONE TREE HILL – Season 09 – Ep. 04
SÃO PAULO, ABRIL DE 2012
Stanislavsky aborda em seu livro, A Preparação do Ator, sobre o como um ator deve transcender algumas barreiras, para atuar de forma extraordinária. O autor mostra no capítulo três, como uma ação, mesmo que estática pode surpreender o público, não basta o ator ficar parado esperando a sua fala, ou uma deixa para sair de cena, ele tem que sentir a ação da cena.
Para mostrar o conceito, o diretor pede a Maria que fique sentada no palco, mas ela, como os outros que estiveram ali anteriormente, tem sentimentos distintos, seja de nervosismo, medo ou até desconforto. Mas quando o diretor faz a mesma cena pedida aos alunos, eles fixam seus olhos no professor, e percebem que foi a melhor atuação de sentar sem fazer qualquer “ação” que eles haviam visto naquele dia.
O diretor mostra, como uma imobilidade física não transparece passividade na atuação, pois seus alunos sentiram que ele estava sentado, sem medos, sem desconfortos ou nervosismos. Isso era o que o personagem em questão deveria passar na atuação. Então nada melhor para atuar, que viver a própria situação do personagem, desde estar apenas sentado, até encenações mais elaboradas. “Em cena, não corram por correr, nem sofram por sofrer. Não atuem de um modo vago, pela ação simplesmente, atuem sempre com um objetivo”.
Isto posto, posso trazer tal conceito para cena analisada, onde a atriz apenas ouve a versão do outro personagem com quem contracena. Não fala quase nada, apenas uma frase, mas podemos sentir toda aflição que ela passa, e ela tenta passar confiança e encorajar o outro personagem, de algo errado que ele fizera.
O autor nos mostra ainda a ideia de imaginação na vida de um ator, todo ator precisa exercitar a sua imaginação, pois