Lançamento horizontal e obliquo
O lançamento horizontal no vácuo é o resultado da composição de dois movimentos independentes e que ocorrem no mesmo tempo intervalo de tempo: horizontal e vertical (queda livre). Nesse movimento, o corpo lançado descreve uma trajetória parabólica, em relação à Terra.
Imagem : http://dc415.4shared.com/doc/AACWP8g-/preview_html_m7efef537.png (03/08) ou dc415.4shared.com
O movimento vertical (queda livre) ocorre em razão da ação exclusiva da gravidade. Dessa forma, é um movimento uniformemente variado (MUV), pois a aceleração da gravidade é constante. A velocidade inicial na queda livre sempre será igual a zero, pois quando o corpo começa a cair não há movimento vertical.
No movimento horizontal a velocidade permanece a mesma em todo o percurso que um corpo realiza, pois não existe nenhuma aceleração na direção horizontal. Assim, o movimento é uniforme (MU).
A direção da velocidade é tangente em cada ponto da trajetória. Desta maneira, a velocidade resultante é dada pela soma da velocidade horizontal (eixo x) e vertical (eixo y), sendo alterada a cada momento pela aceleração gravitacional. Ela pode crescer de acordo com a velocidade no eixo y.
Imagem: http://osfundamentosdafisica.blogspot.com.br/2011/01/preparando-se-para-as-provas_10.html
Para o movimento de queda livre usamos a seguinte fórmula: y = gt2 2
Onde y = altura, g = gravidade e t = tempo.
E para o movimento horizontal:
D = D0 + v0t
Onde D = distância percorrida pelo corpo, D0 = distância inicial, v0 = velocidade inicial e t = tempo.
A seguir veremos alguns exemplos relacionados:
EX.1 : Um avião de socorro voa horizontalmente a uma altura h = 720m, a fim de lançar um fardo de mantimentos para uma população flagelada. Quando o avião se encontra à distância d = 1200 m da população, na direção horizontal, o piloto abandona a carga (adote g = 10 m/s².)
A) Quanto tempo o fardo leva até chegar aos flagelados?
B) Qual o módulo da velocidade do avião?