LANÇAMENTO DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS
EXEMPLOS DE LANÇAMENTO DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS:
A seguir será apresentado um exemplo de lançamento de elementos estruturais de um edifício residencial. Para ser mais didático e para melhor entendimento, a planta arquitetônica do pavimento tipo apresentada retrata um edifício de geometria simples, desta forma será mais eficaz o entendimento dos conceitos e recomendações que serão apresentadas a seguir sobre a concepção estrutural de edifícios de concreto armado.
Para atendimento as vigas devem ser embutidas nas alvenarias e os pilares nas alvenarias externas, portanto as paredes internas terão espessura de 15cm e as paredes externas 25cm, com isso as exigências serão atendidas.
De acordo com a planta do pavimento tipo, apresentada anteriormente, pode-se observar que de acordo com o posicionamento das paredes, a primeira solução possível será de uma distribuição de vigas em todas as paredes. Esta primeira solução, embora esteja correta, não fornece vantagem econômica, pois sendo a formação da laje muito recortada, haverá uma enorme quantidade de vigas, logo um elevado número de fôrmas, e consequentemente o alto consumo de madeira. Além do que, está solução acarretará na redução de aproveitamento dos elementos estruturais.
Uma segunda solução seria diminuir a quantidade de vigas, fazendo com que os vãos das lajes, de acordo com o lançamento das mesmas, estejam incluídos entre os valores recomendados na prática. Embora possam surgir situações em que paredes serão diretamente apoiadas em lajes, podemos afirmar que está solução acarretará em um maior custo benefício, pois o menor número de recortes de lajes levará ao pequeno gasto de madeira.
Já definidas as posições das vigas em planta e considerando as distâncias entre eixos das mesmas, pode-se dimensionar a altura das lajes em função do seu menor vão, de acordo com as recomendações do item 4.1. Para definição da largura das seções das vigas levou-se em consideração a