Prova de estruturas
( ) A estrutura de concreto armado é resultado da combinação entre o concreto e o aço sendo que para a sua execução, não é suficiente apenas a presença desses dois materiais; é necessária a presença de um molde que estabeleça as suas formas e dimensões e que sejam embutidos os elementos necessários à sua integração com os demais subsistemas.
( ) O estudo da produção de estruturas de concreto armado não deve contemplar, além dos serviços de armação e concretagem, os relativos às fôrmas e embutidos.
( ) O primeiro passo para a concepção de uma estrutura envolve a definição do arranjo estrutural. Nos edifícios usuais de concreto armado, o arranjo estrutural é constituído por lajes, vigas e pilares ou pela união desses elementos.
( ) No nível da fundação, os pilares transmitem as cargas da estrutura ao terreno, através de elementos estruturais como sapatas diretas, blocos, estacas, tubulões, etc.
( ) A definição do arranjo estrutural é chamada comumente de lançamento estrutural e esse lançamento estrutural é uma das etapas menos importantes do projeto de uma estrutura de concreto armado.
( ) O arranjo estrutural envolve a definição da posição dos elementos estruturais que compõem a estrutura (lajes, vigas, pilares, etc...) e a definição da forma e dimensões dos elementos estruturais.
( )Considerando as ações verticais e horizontais que solicitam uma estrutura, deve-se procurar dispor e definir os elementos estruturais de forma a criar condições de absorvê-las, conduzindo-as até as fundações, tendo sempre em vista minimizar as interferências com o arranjo arquitetônico.
( ) A definição da disposição das peças estruturais num edifício é influenciada por diversos fatores. No caso dos edifícios residenciais usuais, por exemplo, a posição da caixa d’água, a posição das