prova Estrutura da MAt
Para retirar os elétrons mais externos de um átomo, é necessária uma certa quantidade de energia. Essa energia precisará ser grande se os elétrons estiverem fortemente atraídos pelo núcleo do átomo, mas poderá ser pequena se eles estiverem fracamente atraídos.
Essa maior ou menor atração que o núcleo exerce sobre os elétrons depende de dois fatores:
Carga nuclear (que é positiva e corresponde ao número de prótons);
Tamanho do átomo (que pode ser expresso através do raio atômico).
Quanto maior a carga positiva do núcleo, maior a atração sobre os elétrons. Quanto menor o tamanho do átomo, mais próximos os elétrons estão do núcleo e maior será a força de atração. Desse modo, em um átomo com maior carga nuclear e menor tamanho, exige-se maior energia para arrancar um dos elétrons do que em um átomo com menor carga nuclear e maior tamanho.
A energia exigida para arrancar um, dois ou mais elétrons de um átomo é chamada energia de ionização
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Thomson o átomo seria constituído por um grande número de elétrons e alguma carga positiva que balanceasse a carga negativa total dos elétrons, mantendo o átomo eletricamente neutro. Propõe que o átomo seria uma distribuição esférica homogênea de carga positiva no interior da qual os elétrons estariam distribuídos uniformemente em anéis concêntricos. concluiu que os elétrons deveriam exibir um movimento periódico acelerado. Como cargas elétricas aceleradas emitem radiação, este modelo explicaria, ao menos qualitativamente, a emissão de radiação por um corpo qualquer a uma temperatura acima do zero absoluto: a radiação seria emitida pelos átomos em virtude do movimento acelerado dos elétrons em seu interior.
Admitia que a distribuição de cargas positivas não possuía massa, de modo que a massa atômica deveria ser dada pela massa do número total de elétrons constituintes do átomo.
problema