Lampadas
Metálicos
Introdução
Surgida a cerca de 40 anos a lâmpada de multivapores metálicos vem sendo aperfeiçoada e, atualmente, apresenta um conjunto de vantagens que faz dela o produto mais completo e interessante existente no mercado, sob todos os aspectos importantes na iluminação geral.
Muito mais eficiente, durável e gerando menos calor do que as incandescentes comuns e halógenas, oferece reprodução de cor muito superior às lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio. Supera em brilho e intensidade as fluorescentes, possibilitando direcionar melhor a luz.
É amplamente utilizada na iluminação de lojas – especialmente de vitrines - e grandes áreas, como estádios de futebol, ginásios de esportes, praças, fachadas e monumentos, na iluminação de destaque e até mesmo em residências finas.
Sua luz branca embeleza e enobrece o ambiente, proporcionando conforto visual e gerando baixa carga térmica.
Evolução
A lâmpada de vapor metálico é uma lâmpada de vapor de mercúrio aperfeiçoada. Além do mercúrio, contém iodetos metálicos que alteram o espectro das irradiações, obtendo-se um rendimento luminoso muito maior e uma luz de qualidade muito superior, devido à melhor reprodução de cores.
A descarga elétrica da lâmpada, normalmente, se processa em um tubo de quartzo. Um desenvolvimento recente trouxe a tecnologia do tubo cerâmico, considerado um upgrade da multivapor metálico comum. As lâmpadas de tubo cerâmico têm vida mais longa, são mais eficientes e apresentam uma reprodução de cores mais constante - qualidades que as colocam em uma categoria "premium" em relação às demais.
Três grupos
As lâmpadas de multivapores metálicos são divididas em três grupos principais, tendo em vista seu formato: tubulares, elipsoidais e refletoras.
Tubulares
São oferecidas em uma grande variedade de tipos, com arco curto (para luminárias compactas e luz, predominantemente, concentrada ou dirigida) ou arco longo (luminárias grandes, luz