lampadas eletricas
Lâmpadas Elétricas e
Luminotécnica
13.1 INTRODUÇÃO
Este Capítulo apresenta inicialmente alguns conceitos básicos de visão e fotometria, incluindo a estrutura e o funcionamento do olho humano e as principais grandezas físicas utilizadas em luminotécnica. O tema da colorimetria, embora complexo, é abordado brevemente apenas para permitir a introdução dos conceitos de Temperatura de Cor e
Índice de Reprodução de Cor.
Em seguida são apresentados detalhadamente os principais tipos de lâmpadas disponíveis atualmente: lâmpadas incandescentes (convencionais e halógenas) e lâmpadas de descarga (de baixa e de alta pressão). Um objetivo adicional desta seção é mostrar a complexidade relacionada à comparação entre as diferentes lâmpadas, a qual envolve diversas grandezas tais como eficácia luminosa, reprodução de cores, custo de investimento e custo operacional das lâmpadas.
Finalmente apresenta-se os principais aspectos relacionados ao projeto de iluminação, no qual são estabelecidos o tipo e o número de lâmpadas e luminárias necessárias para obter uma iluminação adequada em função da aplicação. São discutidos brevemente os principais métodos utilizados em projetos de iluminação: o Método dos Lumens e o
Método Ponto a Ponto.
13.2 CONCEITOS BÁSICOS DE VISÃO E FOTOMETRIA
13.2.1 Considerações Gerais
Neste item são inicialmente apresentados os principais aspectos da estrutura e do funcionamento do olho humano, com destaque à sua curva de sensibilidade em função do comprimento de onda da radiação incidente, o qual determina a sensação de cor percebida pelos seres humanos.
Em seguida são apresentadas as principais grandezas utilizadas em luminotécnica, com as quais é possível caracterizar o funcionamento das lâmpadas elétricas. Finalmente são discutidos alguns aspectos relacionados a colorimetria.
302
LÂMPADAS ELÉTRICAS E LUMINOTÉCNICA
13.2.2 O Olho Humano
O olho humano apresenta uma estrutura complexa, sendo constituído de uma lente