Desflorestação
Desflorestação
Presentation Transcript
DESFLORESTAÇÃO
Carlos Neto 9.ºA
O que é a desflorestação?
A desflorestação é um processo de desaparecimento de massas, normalmente é causada pela actividade humana para a exploração de matéria primas. A desflorestação deve se principalmente ao abate das árvores para aproveitar os solos para outros fins. Estes acontecimentos acontecem com mais frequência nos países menos desenvolvidos.
Modos de Desflorestação:
Abate e queima (slash & burn)
Colheita de madeira
Libertação dos solos para agricultura
Libertação para plantação de florestas mais produtivas
Desimpedimento para pastagens
Abate para madeira combustível
Colonização, mineração e exploração de óleo
Construção de estradas e barragens
Abate e queima (slash & burn)
Abate e queima (slash & burn):
A Desflorestação por abate e queima (slash & burn) representa 45% da Desflorestação em África e no sudeste Asiático em 1980. A queima destas enormes porções de floresta liberta enormes quantidades de dióxido de carbono, o que vem aumentar enormemente o efeito de estufa. É praticada por agricultores de pequena escala e os seus resultados após alguns anos de cultivo, os solos deixam de suportar culturas, além das ervas bravias, e os terrenos são pura e simplesmente abandonados, mudando os agricultores para novas florestas.
Colheita de madeira
Colheita de madeira:
A desflorestação para colheita de madeira é uma significativa fonte de Desflorestação no sudeste Asiático e, até perto de 1990, na África ocidental. Muitas das vezes, esta "colheita" danifica mais madeira do que extrai. Os extractores de madeira no noroeste do Pacífico da América do Norte e na Sibéria substituem, muitas vezes, as árvores abatidas por novas plantações, ou deixam a área para que se regenere naturalmente. Infelizmente, a erosão e degradação dos solos ocorre enquanto a área não recupera totalmente. Este vale da Costa Rica está a sofrer de erosão do solo, como consequência da