Laminação
Coordenação de Engenharia de Produção
Resumo: Processo de Laminação
Manaus – AM
Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI
Coordenação de Engenharia de Produção
Por:
Rayane Pereira Soares
Resumo: Processo de Laminação
Manaus – AM
Introdução
Através deste conheceremos um pouco mais sobre o processo de laminação, que envolver a transformação mecânica de metais ou ligas oriundas envolvendo diversos materiais distintos e feitos por dois tipos de processo: Laminação à Frio e Laminação à Quente. Também, veremos os cálculos feitos para tais processos e qual mateira qual se adequa para os diferentes tipos de laminação.
Processo de laminação
Laminação é o processo de transformação mecânica de metais ou ligas oriundas, que consiste em modificar e desenvolver a forma do corpo metálico de modo a torná-lo adequado para uma determinada aplicação e melhorar as propriedades do metal, assim modificando a seção transversal de um metal na forma de barra, lingote, placa, fio, ou tira, etc., pela passagem entre dois cilindros com geratriz retilínea (laminação de produtos planos) ou contendo canais entalhados de forma mais ou menos complexa (laminação de produtos não planos), sendo que a distância entre os dois cilindros deve ser menor que a espessura inicial da peça metálica. É um processo bastante utilizado já que apresenta alta produtividade e um controle dimensional do produto acabado que pode ser bastante preciso.
Tipos de processo de laminação
Existem dois tipos distintos de laminação, podem ser quente ou à frio. A diferença entre elas está nos efeitos do endurecimento e amolecimento térmico e nas espessuras dos laminados é necessário destacar que o coeficiente de atrito externo será maior para o metal laminado à