Lambedor
É incontestável o poder das plantas medicinais, hoje mais do que nunca, por conta da tecnologia que nós dispomos, podemos ter a certeza de que esse método popular de se tratar de alguma doença ou a manutenção da saúde é muito eficaz.
Essa prática de utilizar os recursos que a natureza nos disponibiliza vem de muitos anos atrás através das comunidades rurais e indígenas, sendo passada de geração em geração, que permanece até os dias de hoje, onde não existiam postos de atendimento à saúde e a única forma de se tratar era recorrendo aos métodos naturais. Uma forma bastante popular de tratamento é o lambedor ou xarope natural, que tradicionalmente se caracteriza por ser uma fusão de chá de ervas junto com açúcar, rapadura ou mel, para engrossar no fogo. O seu consumo vai do propósito de cada um, os mais procurados são os que tratam de gripe, tosse, bronquite, pneumonia, entre outras enfermidades. Ex: lambedor de casca de alho branco: asma; lambedor de beterraba: tosse; lambedor de gengibre e romã: dor de garganta; lambedor de hortelã: tosse
Por conta de que a maioria dos medicamentos comprados nas farmácias são repletos de químicas, muitas pessoas tendem a não utiliza-los e recorrem aos meios naturais.
Independente do meio utilizado, é preciso ir ao medico regularmente e seguir suas recomendações, em razão de que o mesmo vai lhe ajudar a prevenir e/ou tratar as doenças, até porque um tratamento não invalida o outro.
É importante salientar de que diabéticos devem evitar o uso de lambedores por possuírem grande quantidade de açúcar e de que antes do consumo, devemos higienizar muito bem as cascas, folhas e raízes, pois podem conter sujeira, dado que a maioria desses produtos são vendidos em feiras livres, onde seu transporte e manuseio não são muito higiênicos.