LAMARQUISMO E DARWINISMO
TEORIAS EVOLUTIVAS
2. LAMARCKISMO Jean Baptiste Lamarck (1744 1829), naturalista francês, foi o primeiro cientista a propor uma teoria sistemática da evolução. Sua teoria foi publicada em 1809, em um livro denominado Filosofia zoológica.
3. LAMARCKISMO Em sua teoria, Lamarck sustentou que a progressão dos organismos era guiada pelo meio ambiente: se o ambiente sofre modificações, os organismos procuram adaptar-se a ele.
4. LEI DO USO E DESUSO Nesse processo de adaptação, um ou mais órgãos são mais usados do que outros. O uso ou o desuso dos diferentes órgãos alterariam características do corpo, e estas características seriam transmitidas para as próximas gerações. Assim, ao longo do tempo os organismos se modificariam, podendo dar origem as novas espécies.
5. LEI DO USO E DESUSO Portanto no processo de adaptação ao meio, o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem.
6. LEI DO USO E DESUSO Um exemplo clássico da lei do uso e do desuso é o crescimento do pescoço da girafa. Segundo Lamarck, devido ao esforço da girafa para comer as folhas das árvores mais altas o pescoço do mesmo acabou crescendo.
7. LEI DA TRANSMIÇÃO DE CARACTERS ADQUIRIDOS Esta lei diz que as alterações no corpo do organismo provocadas pelo uso e desuso são transmitidas aos descendentes. Vários são os exemplos de abordagem lamarquista para a evolução. Um deles se refere às aves aquáticas, que tornaram-se pernaltas devido ao esforço que faziam para esticar as pernas e não morarem suas penas.
8. DARWINISMO Durante o século XIX, Charles Darwin pesquisou acerca da evolução da vida e da origem humana. Em 1831, quando viajou para diferentes regiões do mundo percebeu que na Argentina havia fósseis de espécies gigantes que eram semelhantes às espécies existentes naquele período e que também notava algumas diferenças destacadas de acordo com a região em que eram encontrados, originando a dúvida entre as