lamarck x mendel
Pode-se notar, no decorrer da história da humanidade, que o homem sempre quis modificar os fatores da natureza, sendo a evolução humana um dos mais intrigantes.
Segundo o cientista Francis Galton, a evolução humana é impedida porque as pessoas inferiores se procriam mais rapidamente. Assim, de acordos com pensamentos como os de Galdon, que afirmam que a vida pode ser cultivada como um jardim, nasceu a teoria da eugenia, que é o controle da seleção natural. Tais teorias são definidas como Positivas – crê na melhoria da raça humana com o cruzamento de seres inferiores com seres superiores – e Negativas – crê que a melhor evolução ocorrerá se impedir que as pessoas inferiores se reproduzam.
As mais importantes teorias eugênicas foram as de Mendel e Lamarck, sobre as quais discorreremos a seguir:
A) TEORIA DE LAMARCK – Sua teoria sustenta que o meio ambiente forma a hereditariedade. Afirma que o ser humano não é escravo do outro e que as características transmitidas para os descendentes são formadas pelo meio em que vivem. Lei do Uso e Desuso. Propagou-se na URSS através do filme “Salamandra” e falta de pesquisas genéticas facilitou ainda mais essa propagação. Teve seu enfoque na pesquisa da inteligência, estudando cérebros como os de Lenin e Carl Marx. Buscavam o belo, a proximidade com a perfeição, e afugentavam-se do que lhes era feio, defeituoso.
B) TEORIA DE MENDEL – Popularizou-se na Alemanha através da admiração pelos suecos, os quais estavam comprometidos com o orgulho e saúde de seu sangue nórdico, fazendo com que as pesquisas sobre a origem racial. Sua teoria influenciava o que chamavam de “reprodução consciente”. Acreditava que a “higiene racial” era essencial ao bem estar físico e mental dos seres humanos, um tipo de “welfare state” e uma ideia de “o bem coletivo acima do individual”. Indivíduos com caracteres inferiores deveriam ser impedidos de procriar. Acreditava salvar a raça humana da auto-degeneração.