Plano de bonificação
O sistema de bonificação é um exemplo de remuneração variável que tem crescido cada vez mais nas empresas e serve de estímulo para os colaboradores, se a empresa atinge as metas os mesmos ganham junto.
Trata-se de um valor monetário oferecido ao final de cada ano ou mês (de acordo com os critérios oferecidos pela empresa) a determinados colaboradores como forma de gratificação. Deve-se ser medido através de certos critérios, como lucratividade alcançada, aumento da participação, melhoria na produtividade e etc.
Como funciona?
No inicio de cada projeto (que pode ser mensal, semestral, anual, ou como a empresa decidir) os responsáveis pela empresa se se reúnem para estipular as metas que os colaboradores devem atingir e assim definem quanto à empresa está disposta a pagar para o funcionário, não podem ocorrer surpresas no momento do pagamento, se os colaboradores atingirem todas as metas os mesmos ganham a quantia.
Existem dois tipos de planos de bonificação:
1º Plano tradicional de metas definidas: Baseia-se em metas calculadas com piso e teto para pagamento de bônus. A meta é alcançar os objetivos predeterminados. Com isso o baixo desempenho não é penalizado e o excelente desempenho não é recompensado, pois o plano já tem um valor determinado.
Vantagens
Aprimorar o desempenho de cada colaborador
Criar um vinculo forte entre as metas e os objetivos da empresa e as metas e os objetivos dos colaboradores
Melhorar a retenção e o recrutamento de pessoal, os colaboradores se sentem recompensados por seus esforços
Unir líder com liderado
Desvantagens
Pode promover excesso de competitividade entre os colaboradores e minar a cultura de equipe
Exige tempo e recursos significativos para administrar
Conta com um sistema de revisão e avaliação
2º Plano de bônus flexível EVA: Baseia-se também em metas flexíveis que não possuem piso ou teto para pagamento de bônus. O EVA (Economic Value Added) é um modelo de gestão e