lalalala
OESTE/ PONTES E LACERDA
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: CLEUBER DA SILVA COSTA
Exercícios avaliativos de filosofia.
Fazer uma leitura, analisando o autor, seu vocabulário técnico especifico como: O ser e não ser, a opinião, todas as características desses termos utilizados pelo autor, logo em seguida trabalhar cada parágrafo, sintetizando-o.
Obs: o trabalho é para ser feito no caderno.
PARMÊNIDES DE ELÉIA
O filósofo pré-socrático Parmênides nasceu em Eléia na Magna Grécia, (atual Novi Velia - Itália). Ele não é um seguidor ou reelaborador de um pensamento já esboçado, mas é um inovador radical. Parmênides é considerado o fundador da escola de pensamento de Eléia, colônia grega que ficava no litoral da região da Campânia, no sul da Itália. Para alguns estudiosos, ele teria sido discípulo do pitagórico Amínia. Outros (entre os quais Platão e Aristóteles) consideram-no um seguidor do pensamento de Xenófanes. Ele foi admirado por seus contemporâneos por ter levado uma vida regrada e exemplar. Pouco se conhece sobre sua vida. Sabe-se que ele esteve em Atenas, no ano em que completou 65 anos (por volta da metade do século 5 a.C.), e ali conheceu e se tornou amigo do jovem Sócrates. Parmênides foi o mais influente dos filósofos que precederam Platão. Legislador, deixou suas ideias filosóficas em poema, Sobre a Natureza, que seria o discurso de uma deusa. Sua poesia é dividida em três partes: proêmio, em que ele descreve a experiência de ascese e de revelação; primeira parte, a via da verdade; e segunda, a via da opinião. É a doutrina mais profunda de todo o pensamento socrático, mas também a mais difícil interpretação.
A passagem da consciência mítica e religiosa para a consciência racional e filosófica não foi feita de um salto. Esses dois tipos de consciência coexistiram na sociedade grega. De acordo com os conhecimentos históricos, a fase inaugural da filosofia grega, onde Parmênides está