lalalala lalalala
O CONCEITO DE VOCAÇÃO EM MAX WEBER
Silvia Eliane de Oliveira Basso *
BASSO, S. E. O. O conceito de vocação em Max Weber. Akrópolis, Umuarama, v. 14, nº. 1: jan./mar., 2006.
RESUMO: O presente artigo analisa o conceito de vocação a partir do caminho sociológico de Max Weber. Iniciamos por uma pequena apresentação do autor e de sua concepção acerca de ciência e conhecimento, e por meio de seus textos conceituamos vocação e passamos a análise da postura metodológica aconselhada por Weber e de suas limitações. Por fim, concluímos com a importância de tal reflexão para quem se compromete com a educação e orientação de jovens na escolha da profissão.
PALAVRAS-CHAVES: Weber. Vocação. Conhecimento.
THE CONCEPT OF VOCATION IN MAX WEBER
ABSTRACT: The present paper analyzes the concept of vocation from Max Weber’s sociological principle. We begin by briefly introducing the author as well as his beliefs concerning Science and knowledge. Based on his text, we formed an opinion concerning vocation, and then we started the analyses of the methodological perspective proposed by Weber as well as its limitations. We concluded the importance of such reflection for those who are concerned about both education and the orientation of youngsters toward their profession choice.
KEY WORDS: Weber. Vocation. Know.
Introdução
Este texto pretende apresentar uma reflexão sobre um tema que, para o mundo da educação formal e do trabalho, têm sido uma constante preocupação e causa de discussão e estudo, principalmente daqueles que devem compartilhar ou se co-responsabilizar pela escolha dos estudantes, se e quando ela existe, do caminho profissional a seguir. Não desprezando os aspectos econômicos e políticos que permeiam tal discussão, o texto dará destaque especial a conceitos culturais, que indiscutivelmente são resultado de uma construção histórica, sobre o termo vocação. Para tanto, nos reportamos à valiosa