Gestalt
A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria. O que o individuo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.
2. Qual a critica que a Gestalt faz ao Behaviorismo?
O confronto Gestalt/Behaviorismo pode ser resumido na posição que cada uma das teorias assume diante do objeto da Psicologia – o comportamento, pois tanto a Gestalt quanto o Behaviorismo definem a Psicologia como a ciência que estuda o comportamento, enquanto o Behaviorismo estuda o comportamento através da relação estímulo-resposta, a Gestalt acredita que o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo.
3. Qual a importância da percepção do estímulo para a compreensão do comportamento humano, na teoria da Gestalt?
Na visão dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. Para justificar essa postura, eles se baseavam na teoria do isomorfismo, que supunha uma unidade no universo, onde a parte está sempre relacionada ao todo.
4. Cite um exemplo que mostre a percepção do ambiente diferente de sua realidade física.
Quantas vezes já nos aconteceu de cumprimentarmos a distância uma pessoa conhecida e, ao chegarmos mais perto, depararmos com um atônito desconhecido. Um "erro" de percepção nos levou ao comportamento de cumprimentar o desconhecido. Ora, ocorre que, no momento em que confundimos a pessoa, estávamos "de fato" cumprimentando nosso amigo. Esta pequena confusão demonstra que a nossa percepção do estímulo (a pessoa desconhecida) naquelas condições ambientais dadas é mediatizada pela forma como interpretamos o conteúdo percebido.
5. O que é necessário para alcançarmos a boa-forma?
Equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade.
6. Qual a importância da