lalala
- Se Ezequiel era realmente filho de Escobar porque Capitu não dissimulava a semelhança? Ao contrário, ela comentava abertamente o assunto com Bentinho. Uma mãe, mesmo que de brincadeira, não faria piadinhas no que se refere ao casamento de duas crianças que são irmãs. Ela não demonstrava frieza e muito menos sarcasmo. Em certo momento do livro Bentinho fala que Ezequiel tinha os olhos de Capitu, porém a expressão de Escobar. Tal expressão pode ter sido adqinclusive Escobar! (No início, Bentinho repara semelhanças simples e conforme vai aumentando a perturbação de sua mente, a imagem completa de Escobar passa a ser refletida em seu filho). (Trecho “Escobar chegou a falar da hipótese de casar o pequeno com a filha.” / “Na vida há dessas semelhanças assim esquisitas”.)
- O distanciamento de Dona Glória pode ser atribuído à velhice. A maioria das pessoas quando envelhecem têm a tendência a possuírem atitudes mais reclusas, visto que não se sentem no direito de “incomodar” a felicidade dos filhos (Digamos que ela ficou ranzinza).
- A semelhança entre Ezequiel e Escobar parecia não ser notada por José Dias (correspondente de Capitu após a separação) e mesmo que fosse notada era encarada com normalidade por ele, o que sustenta a tese da imaginação obsessiva de Bentinho. (A imaginação de Bentinho, ainda, é tema de um capítulo, onde ele mesmo retrata a capacidade que tinha de fantasiar, de imaginar coisas. Agora imagine uma mente perturbada, e incrivelmente engenhosa no que se refere à criação de fatos…)
- Acredito sim na semelhança de Ezequiel e Escobar, o que pode ser explicado por causas naturais (como no caso da mãe de Sancha e Capitu) e através do costume do primeiro em imitar o segundo. (“Já lhe achei até um jeito dos pés de Escobar, e dos olhos…”)
-