Lalala
A teoria da endossimbiose sugere como tenha ocorrido o surgimento de duas organelas presentes na célula eucariótica, a mitocôndria e o cloroplasto. Foi proposto que uma vez a célula eucariótica formada, tenha fagocitado (associado) uma bactéria (procarioto autotrófico).
No caso do surgimento das mitocôndrias, a célula eucariótica teria fagocitado uma bactéria devido:
- As mitocôndria e bactéria possuem aproximadamente o mesmo tamanho
- A divisão mitocondrial é feita a partir da auto-replicação, assim como a reprodução das bactérias (bipartição ou cissiparidade)
No caso do surgimento das mitocôndrias, a célula eucariótica teria fagocitado uma cianobactéria devido:
- A presença de pigmento
- Capacidade da cianobactéria realizar fotossíntese, assim como os cloroplastos
Ambas, tanto as mitocôndrias quanto os cloroplastos são:
- Sensíveis a antibióticos
- possuem seu próprio DNA de formato circular , assim como as bactérias.
- possuem duas membranas, onde a composição da membrana externa se assemelha a membrana da própria célula e a da membrana interna não se assemelha à membrana citoplasmática.
- Possuem ribossomos menores do que os ribossomos da célula, do mesmo tamnho dos ribossomos procarióticos
MITOCONDRIA
São organelas esféricas, ou em sua maioria alongadas. São compostas por duas membranas, onde a membrana interna possui invaginações denominadas de cristas. São nas cristas que estão localizados os complexos nucleicos para a síntese do ATP. Seu material genético é o DNA circular fita dupla. Possui ribossomos menores, presentes na matriz mitocondrial, para síntese de proteínas.
As mitocôndrias são encontradas em células eucarióticas (animais e vegetais).
Desenho – legenda
Membrana mitocondrial externa é lisa e muito permeável a diversos tipos de moléculas com baixo peso molecular (porinas)- caracteriza-se por ser rica em colesterol. - Membrana interna com cristas é pobre em colesterol e rica em cardiolipina