lalal
O uso do bambu na construção civil requer mão de obra especializada, apesar de o sistema construtivo ser bastante simples. Como qualquer outro material o bambu é bastante resistente a certos esforços e não tão resistente a outros. Por essa razão é necessário um estudo e acompanhamento de profissionais para a confecção de conexões e de posicionamento das varas para um adequado projeto estrutural.
As características mecânicas do bambu são influenciáveis principalmente pelos seguintes fatores: espécie, idade, tipo de solo, condições climáticas, época da colheita, teor de umidade das amostras, localização destas com respeito ao comprimento do colmo, presença ou ausência de nós nas amostras testadas e o tipo de teste realizado. O ótimo desempenho estrutural dos bambus quanto à compressão, torção, flexão e, sobretudo quanto à tração é conferido pela sua volumetria tubular e pelos arranjos longitudinais de suas fibras que formam feixes de micro tubos.
O bambu possui uma força de tração paralela as fibras, similar a do aço. É mais leve que a madeira, o que o torna insubstituível em o que o torna insubstituível em locais de difícil acesso, para vencer ousados vãos e balanços. O uso do concreto no interior de gomos dá ao bambu uma alta resistência de compressão