LAJE
ARQUITETURA E URBANISMO
TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES
NOTAS DE AULA
LAJES DE CONCRETO ARMADO
FASCÍCULO II
ROBERTO L. A. BARBATO
SÃO CARLOS
2007
2. LAJES MAÇICAS DE EDIFÍCIOS.
2.1. INTRODUÇÃO.
Placa, como se sabe, é uma folha plana sujeita, principalmente, a ações contidas fora de seu plano médio. A laje de concreto armado pode ser considerada uma placa litóide. Geralmente de planta retangular, espessura constante e dispostas horizontalmente, as lajes estão presentes, como piso e forro, na grande maioria dos edifícios e das residências.
Quase sempre apoiadas em vigas e podendo ser ou isoladas ou contínuas, as lajes estão sujeitas a cargas permanentes e a cargas variáveis de utilização. Sob a ação destes carregamentos, ficam solicitadas, essencialmente, por esforços de flexão
(momento fletor e força cortante).
Nos casos usuais, os vãos das lajes podem ser definidos pela distância entre os eixos de suas vigas de apoio. Quando a relação λ entre os vãos é maior que dois, a laje é dita armada em uma direção. Caso contrário, a laje é dita armada em duas direções ou armada em cruz.
As lajes têm dois tipos de armaduras, via de regra constituídas por barras de pequeno diâmetro. A armadura chamada de positiva, em forma de reticulado plano, situa-se na região central da laje e é adjacente à sua face inferior. Esta armadura tem a finalidade de absorver os esforços de tração gerados pelos momentos positivos. A armadura chamada de negativa localiza-se nas proximidades da face superior de duas lajes que se apóiam na mesma viga. Esta armadura tem a finalidade de absorver as tensões de tração oriundas do momento negativo que surge na ligação das duas lajes.
2.2. VÃOS DAS LAJES.
As lajes de planta retangular podem ter as suas bordas ou apoiadas ou engastadas ou livres. Seus vãos de cálculo, como já mencionado, indicados por lx e ly, são medidos entre os eixos das vigas de apoio.
Nas lajes armadas em