laiz
A bióloga Aline Bento explica que a prática de descarte de óleo usado nas redes de esgoto é muito perigosa. “Para limpar o encanamento que entope por conta do óleo, é preciso utilizar produtos químicos muito fortes que podem ter efeito negativo no meio ambiente. Além disso, ao decorrer dos anos, foi notado que a grande quantidade de óleo descartada formava uma fina camada em cima das águas em que entrava em contato, impedindo a entrada de luz solar e colocando em risco a vida de seres aquáticos. Estudos mostram que um litro de óleo vegetal descartado incorretamente pode poluir mais de 20 mil litros de água”.
Por isso, há alguns anos as pessoas começaram a ter a consciência de que o óleo vegetal usado tinha que ser descartado de forma que não poluísse o meio ambiente. Em várias cidades do país, empresas especializadas e até mesmo associações fazem campanhas e são responsáveis pela coleta do óleo vegetal já utilizado. Este óleo pode ser reciclado e se transformar em sabão, por exemplo.
“A reciclagem do óleo vegetal é uma ação muito importante para o meio ambiente. Nos dias atuais, evitar a contaminação de milhares de litros de água se torna uma ação fácil. E quando os produtos utilizados são elementos de descarte, além de economizar, isso ajuda a natureza”, acrescenta a bióloga.
ADVERTISEMENT
Existem diversas receitas para fazer sabão caseiro, a grande maioria delas usando óleo. Confira a seguir uma lista que pode ser grande aliada na hora de fazer seu próprio sabão.
Sabão caseiro: 10 receitas descomplicadas
Em todas as receitas é muito importante lembrar que a soda cáustica