LAISSA ROSA MELLO
1) Émile Durkheim, um dos fundadores da Sociologia, propôs que se tratasse os Fatos Sociais como “coisas”, pois assim as pré-noções e preconceitos do/a cientista não interfeririam na pesquisa porque estariam automaticamente afastados da análise. Max Weber discordaria desta proposta/proposição de Durkheim. Por quê?
Para Émile Durkheim, o objeto da Sociologia é o fato social, o qual se caracteriza pela sua exterioridade em relação às consciência sociais, pela sua coercibilidade sobre os indivíduos e pela sua generalidade, visto ser comum a determinado grupo social ou à sociedade como um todo. Por isso, Émile Durkheim afirmava que os fatos sociais devem ser tratados como coisas, e estudados de maneira objetiva.
Para Max Weber, o objeto da sociologia é a ação social, onde se procura estudar as intenções do agente humano.
Assim, enquanto Durkheim define o objeto da Sociologia sob um critério objetivo, Weber o observa sob um critério subjetivo.
2) O que é um Tipo Ideal para Weber? Na concepção de Weber é um instrumento de análise sociológica para o apreendimento da sociedade por parte do cientista social com o objetivo de criar tipologias puras, destituídas de tom avaliativo, de forma a oferecer um recurso analítico baseado em conceitos, como o que é religião, burocracia, economia, capitalismo, dentre outros.
Uma das principais características do tipo ideal não é o fato de que não corresponde à realidade, mas pode ajudar em sua compreensão, estabelecido de forma racional, porém com base nas escolhas pessoais anteriores daquele que analisa. É então um conceito teórico abstrato criado com base na realidade-indução, servindo como um "guia" na variedade de fenômenos que ocorrem na realidade; por se basear na indução, dá "ênfase na caracterização sistemática dos padrões individuais concretos (característica das ciências humanas) opõe a conceituação típico-ideal à conceituação generalizadora, tal como esta é conhecida nas ciências naturais", fazendo