LactobacillusAcidophilus

1750 palavras 7 páginas
LACTOBACILLUS ACIDOPHILUS
DESCRIÇÃO
O Lactobacillus acidophilus é o probiótico mais utilizado. Essas bactérias saudáveis normalmente habitam os intestinos e a vagina, proporcionando proteção contra a entrada e proliferação de microorganismos patogênicos (1). O nome "probióticos" é derivado do fato de que seu consumo regular é ligado a benefícios para a saúde como a redução do colesterol, a prevenção do crescimento microbiano, modulação do sistema imune e possivelmente a prevenção do câncer de cólon (3).
PROPRIEDADES
Presente na parede do intestino delgado, na parede da vagina, no cérvix e na uretra, o
Lactobacillus acidophilus possui ação antimicrobiana comprovada contra Staphylococcus aureus,
Salmonella, C. albicans, Escherichia coli, Clostridium e Klebsiella.
Isto é conseguido através de uma variedade de mecanismos. Por exemplo, a quebra dos alimentos pelo L. acidophilus leva a produção de ácido lático, peróxido de hidrogênio, e outros subprodutos que tornam o ambiente hostil para microorganismos indesejáveis (1, 2).
L. acidophilus produz a enzima lactase em grande quantidade. Essa enzima fraciona as moléculas do açúcar presente no leite (lactose) em açucares mais simples que podem ser facilmente digeridos.
As pessoas com intolerância à lactose não produzem essa enzima, e podem se beneficiar do uso de suplementos de L. acidophilus (1, 2).
L. acidophilus e outras bactérias benéficas são resistentes aos ácidos e à bílis. São, portanto, capazes de sobreviver ao trânsito através do trato gastrintestinal após serem ingeridos (3).
Estudos com humanos e com animais mostraram os benefícios diretos do consumo regular de L. acidophilus e outras bactérias benéficas sobre a função do sistema imune. No geral as bactérias probióticas tendem a resultar em capacidade aprimorada do sistema imune em reconhecer e destruir organismos invasores (3).
Os estudos sugerem também que as bactérias lácticas (entre elas L. acidophillus) podem estimular a imunidade não específica (4).

Relacionados

  • Leite fermentado
    748 palavras | 3 páginas
  • Trabalho de Bioquimica
    2845 palavras | 12 páginas