Leite fermentado
Os leites fermentados caracterizam-se por serem produtos acidificados pelo ácido láctico e por pequenas quantidades de outros compostos orgânicos, também ácidos, formados por bactérias lácticas.
As bactérias lácticas fermentam uma parte da lactose produzindo ácido láctico ou, em certos leites, álcool etílico. As proteínas sofrem um começo de peptonização que melhora sua digestibilidade.
Iogurte e bebida láctea são produtos diferentes, no entanto são confundidos por grande parte da população.
• O iogurte deve ser elaborado a partir de cultivos protosimbióticos de Streptococcussalivariussubsp. thermophilus e Lactobacillusdelbrueckiisubsp. bulgaricus
• Enquanto que a bebida láctea é o produto obtido a partir de leite ou derivados de leite, onde a base láctea represente pelo menos 51% do total de ingredientes do produto
As transformações que se produzem no leite e seus derivados, pela ação de microrganismos são múltiplas e complexas. Podem-se considerar diversos tipos genéricos:
• Leites fermentados contendo álcool e ácido lático: Nestes produtos a concentração de etanol pode chegar até 2%. São bebidas espumosas e efervescentes devido ao CO2 que contém. Ex: Kefir, Kumys.
• Leites fermentados com bactérias mesófilas:Neste grupo destaca-se a nata fermentada ou buttermilk. • Leites fermentados com bactérias termófilas: Estes produtos, em particular o iogurte, dominam o mercado mundial. Os microrganismos responsáveis são as cepas de Streptococcusthermophilus e de Lacobacillusdelbrueckiisubsp. Bulgaricus. Neste caso o leite é fermentado a uma temperatura de 42 a 43oC e o produto pode apresentar uma acidez considerável (pH 3,8-4,0). Outros exemplos de produtos são: Iogurtes de estilo grego, Skyr.
• Produtos lácteos probióticos: Considerando que o objetivo destes derivados é obter um beneficio a saúde a denominação é justificada. Os microrganismos mais utilizados são Lactobacillusacidophilus e varias espécies do