Hist Brasil Colonial Atividade
Historia do Brasil Colonial I
Professora: Soraya Geronazzo Araújo
AULA 05
Aluna: Rayane Leticia de Sá Pereira
Matricula: 2014013256
PARNAMIRIM 14 DE ABRIL DE 2015
ATIVIDADE
A CRISE SUCESSÓRIAL DE 1580 DEIXOU PORTUGUAL A MERCE DO CONTROLE ESPANHOL. EXPLIQUE DE ACORDO COM A LEITURA DOS TEXTOS O QUE FOI A CRISE SUCESSÓRIA DE 1580 E QUAIS AS IMPLICAÇÕES DESTA PARA PORTUGUAL E PARA O BRASIL.
Resposta:
A crise de sucessão Portuguesa deu-se com a morte do rei D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, e continuou devido à morte de seu substituto o cardeal D. Henrique sem deixar sucessor o que resultou na conquista de Portugal por Filipe II rei da Espanha em 1580. A união das duas coroas ibéricas significou a junção de duas nações. Mesmo com os lucros obtidos do comercio oriental, da extração de metais preciosos na America e da empresa agrícola brasileira, as nações ibéricas não foram capazes de usar essas riquezas para o desenvolvimento capitalista nacional. Apesar da unificação das coroas Filipe II tentou preservar a imagem de Portugal, não a tratando como uma nação conquistada, mas como um país que se uniu a coroa Espanhola. Esse tratamento foi assegurado com a assinatura do Juramento de Tomas em 1581, a Espanha assumiu uma serie de compromissos em relação a Portugal.
Essa unificação causou alguns acontecimentos importantes a vida político administrativa do Brasil, foi feita uma reforma na política fiscal, tornando-a mais rígida e mais eficiente no combate a corrupção e aos desvios de dinheiro proveniente da tributação. A pratica da justiça foi dinamizada com a criação do Tribunal de Relação de Salvador, onde os colonos podiam apelar nas sentenças. Antes disso as apelações só eram julgadas em Lisboa. Durante o domínio Espanhol a colonização se expandiu no litoral ao norte de Pernambuco, chegando até o Amazonas, houve uma nova divisão política no Brasil com a criação do estado do Maranhão em 1621, esse