Laboratório
NORTE
DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL
PRÁTICA Nº 01
VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS BÁSICOS DE LABORATÓRIO
ALUNA: ANDRESSA
TURMA: SANEAMENTO
JANEIRO, 2014
INTRODUÇÃO
Este relatório, descreve algumas vidraçarias e características importantes de um laboratório, vistas na primeira aula prática em laboratório. Suas finalidades e as melhores formas de como e quando devem ser usadas.
OBJETIVO
Identificar as diferenças entre uma vidraçaria e outra. Utilizar adequadamente, conforme a intenção do experimento, se é para aquecer, misturar, evaporar dentre outras.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
ALMOFARIZ COM PISTILO
Indicado para pulverizar, triturar, misturar vários produtos e pós químicos como drogas, sais, entre outros em maiores proporções ou até deixá-los homogêneos. Pode ser chamado de pilão, grau, moedor ou morteiro. São feitos de vidro ou porcelana, com material forte para resistir aos choques do pistilo com o produto em seu interior. Poderá ser aquecido, se for preciso, não o de vidro, apenas o de porcelana e esse aquecimento será feito de forma indireta, não podendo colocar diretamente em cima da chama mas colocando álcool e ascender até que o álcool evapore, evitando que seus materiais se solidifiquem.
BALÃO DE FUNDO CHATO
Com várias medidas 240, 125, 500, 1000ml. Pode ser aquecido em cima de uma tela de amianto.
Seu fundo chato permite ser apoiado em superfície plana.Serve para fazer destilações, ou seja separar substâncias líquidas, desde que essas substâncias tenham facilidade em mudar o seu estado, para gasoso, vapor ou líquido. Ou apenas para colocar substâncias dentro.
BALÃO DE FUNDO REDONDO
Tem basicamente quase as mesmas funções do balão de fundo chato, serve para destilar algumas substâncias, e inclusive para eliminação de impurezas, principalmente por evaporação.
Pode apenas ser de vidro, pois se utiliza, as vezes, com altas temperaturas. Não pode