Laboratório resistores em série e paralelo
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
DISCIPLINA: ELETRICIDADE ANO: 2014
PROFESSOR: Cícero dos Santos
ALUNO(A): Michelle de Moura Lima
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO
RESISTORES
JOÃO PESSOA- PB
Este relatório é o resultado de aulas ministradas no laboratório de eletricidade para a observação, manejo e aprendizado prático do funcionamento e aplicabilidade de uso dos resistores.
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material.
Um resistor (frequentemente chamado de resistência, que é na verdade a sua medida) é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito.
Figura 1
Veremos como calcular a variação de potencial de resistência de dez resistores (R) escolhidos aleatoriamente. Dentre os quais deverá ser encontrado o valor nominal (VN) e o valor medido (VM) para cada um dos mesmos.
Por seu tamanho muito reduzido, é inviável imprimir nos resistores as suas respectivas resistências. Optou-se então pelo código de cores, que consiste em faixas coloridas indicadas como 1º anel, 2º anel, 3º anel que é o fator multiplicador e % de tolerância, no corpo do resistor. As primeiras três faixas servem para indicar o valor nominal de suas resistência e a última faixa, a porcentagem na qual a resistência pode variar seu valor nominal.
Exemplo: Figura 2
Para saber o valor VN de cada resistor faremos uso da tabela à seguir:
Tabela de cores
Cores
1º anel
1º digito
2º anel
2ºdigito
3º anel
Multiplicador
4º anel
Tolerância
Prata
-
-
0,01
10%
Ouro
-
-
0,1
5%
Preto
0
0
1