Laboratório de Tratamento térmico e seleção dos materiais
Nome: Giovanni Zuccaro 11102994
Nome: Lucca Vanoni Ruggiero.
Nome: Lucas Granja dos Santos. 12207972
Professor: Nelson
Projetos - Manhã
Inicialmente, recebemos três barras de aço secção transversal circular, diferentes tamanhos e a letra “S”, identificando ser um aços ABNT 4140 (0,4% C).
As peças foram colocadas no forno. Inicialmente a peça 3, depois peça 2 e por último, peça 1. As peças devem ficar 1h no forno para cada polegada de diâmetro. Como trabalhamos com peças de ¾ de polegada, deixamos as peças no forno por 45 minutos, com o forno a 843º C.
Retirada do forno, a peça nº 1 foi resfriada em água, constituindo um resfriamento brusco, a peça 2 foi resfriada ao ar, resfriamento em temperatura ambiente e a peça 3 foi mantida no forno para resfriar.
Na 2º etapa do experimento, cortamos as peças da seguinte forma:
A peça temperada, 1 foi cortada em três partes. A parte A foi destinada ao revenimento a 600º C; a parte B foi separada para posterior lixamento e a parte C foi para o revenimento a 200º C. Na peça 2, normalizada, foi utilizada a parte D para posterior lixamento e acabamento, do corte longitudinal, a parte E foi reservada e a parte F foi descartada. Já na peça 3, recozida, a parte G foi separada e a parte H foi descartada.
Após o revenimento das partes A e C, todas as outras partes passaram por um processo de lixamento em quatro lixas com granulometria de 120, 220, 320, 400 e 600 e posteriormente eram polidas na máquina politriz com água e solução de alumina. Esta fase consiste na preparação da peça e correção de imperfeições. A seguir as peças foram secas e foi feito o ataque para que as peças fossem analisadas ao microscópio.
Na análise ao microscópio, inicialmente analisamos as inclusões presente nas peças, baseado no livro “Metalografia dos Produtos Siderúrgicos Comuns”, onde encontramos:
_ inclusão tipo D: